10 fevereiro 2006

A imprensa sensacionalista brasileira

Pessoal, vocês já se deram conta do sensacionalismo exacerbado de nossa imprensa em geral? Seja nos meios televisivo, radiofônico ou impresso? Pois vejamos: temos programas que só servem para nos mostrar a violência de grandes cidades como SP, claro que o problema da violência é grave e os diversos meios da sociedade devem lutar contra ela, mas fazer sensacionalismo em cima da violência é demais. O povo está cheio de programas como o Brasil Urgente... Chega! No lado futebolístico é difícil aturar a mídia excessiva que certos jogadores recebem, e comparações estapafúrdias, como a comparação feita entre Pelé com Robinho e Tevez com Maradona. Não da para agüentar mais também o Corinthians Total da Band e sua babação para este clube, como se só ele existisse em nosso país. O que falar então sobre a Record e seus repórteres filmando o dia-a-dia da CRIMINOSA Suzane Richtofen? Transformaram uma assassina em uma celebridade do mundo Pop, será que a Record não se da conta disso?. Pior ainda é o BBB, que a Globo copiou de um programa dos E.U.A (aliás, tudo que é M é inventada lá), um programa fútil, pobre de espírito, certas vezes nojento, na qual a emissora faz uma mídia tremenda e o povo da uma tremenda audiência para esta grande porcaria (milhões e mais milhões de ligações no dia do maldito paredão). O que falar sobre o mundo musical e artístico então? Atores fraquíssimos, músicos horrorosos (vide Banda Calypso), bandas estrangeiras lamentáveis que tocam de hora em hora nas rádios, como se nós fossemos obrigados a gostar delas, nos fazem engolir goela abaixo “pérolas”musicais tenebrosas. A cada dia a imprensa nos influencia negativamente, só que não nos damos conta disso, claro que existe muita coisa boa, principalmente no meio impresso (os jornais ainda são o setor mais isento, menos influenciável, em minha opinião), não podemos generalizar. Para mim a TV é o pior de tudo, aliás, nem perco muito tempo assistindo, não quero ser mais um retardado. E dia após dia a palhaçada se repete, sensacionalismo, exageros, e excessos cometidos pela imprensa.
Liberdade de imprensa é fundamental, mas sensacionalismo não!

14 Comments:

At fevereiro 10, 2006 10:54 PM, Anonymous Anônimo said...

Theus de Deus
concordo em parte c teu texto, o sensacionalismo realmente é um problema serio na midia, influenciamentos e etc, mas qnto a musica, assim como tu gosta de U2, muitas pessoas gostam de outros tipos, isso é liberdade, poder ouvir o que queremos, o que gostamos, mas as vezes precisamos ceder um pouco de nosso gosto para outro.
abração
GuCaFi Nightfire

 
At fevereiro 11, 2006 2:52 AM, Anonymous Anônimo said...

acho que não se pode dar crédito à tv brasileira.não se pode levar a sério algo sem presonalidade ou imparcialidade.

 
At fevereiro 11, 2006 2:31 PM, Anonymous Anônimo said...

concordo muito com oq vc escreveu.A midia eh a pior bosta q existe!
e viva a sociedade alternativa!!! e o U2 tbm!

 
At fevereiro 12, 2006 3:07 PM, Anonymous Anônimo said...

Sinceramente, o texto está bom, mas com algumas fraquesas, referir-se que o jornal impresso é "isento, menos influenciável", é uma mentira, os grandes jornais são de poucos no Brasil, uma idéia é aqui no RS, onde as maiores circulações são de uma só empresa, fatos que deveriam ser circulados, protestos, sempre, na grande maioria, são omitidos, onde o político de direita sempre é protegido, e os que realmente querem o bem doo seu povo são críticados até a alma... Falar também que a música, teatro e outros sem colocar a sua opinião é um crime, na minha a música atual é boa, e tem aproveitamento, claro, retiro alguns modulos musicais, mas é o que o povo gosta, falar de grandes atores, quanto mais se vê na televisão são crianças, jovens e até mesmos adultos com um talento inevitavel... Isso é errado citar sem breve dizeres, "isso é minha opinião", se queres ouvir rádio, existe sim estações que passam músicas nacionais e estrangeiras de altíssima qualidade, como antigas e novos sucessos... Obrigado por permitir este espaço a mim...

 
At fevereiro 12, 2006 4:55 PM, Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 
At fevereiro 12, 2006 4:59 PM, Anonymous Anônimo said...

bom ja axo u contrario... sencionalismo nao......pq se um aemissora num tem cabewca propria pra inventa seus proprios programas... num tem como ser sencionalista mais tipo... tem o fato tu ja percebeu ki tu fala tao mal dos USA.. mais 70% das bandas ke escutas sao de la ne... e uma coisa matheus ou e 8 ou 80 pensa nisooo
abracao meu guriii

 
At fevereiro 12, 2006 5:19 PM, Blogger Matheus Simon Corrêa said...

só corringindo uma coisinha: o que eu critiquei foram as bandas q a midia tenta impor tocando de hora em hora nas radios e na TV, e ñ especifiquei de onde são...gosto de várias bandas americanas sim, apesar de gostar mais das européias,não sou tão alienado assim,ñ é por q é dos EUA q é ruim...e outra coisa: a imprensa tem como ser sensacionalista sim copiando um programa estrangeiro..."muitas pessoas gostam de outros tipos, isso é liberdade, poder ouvir o que queremos, o que gostamos, mas as vezes precisamos ceder um pouco de nosso gosto para outro." GuCAFi...não era eu que levava CD do green Day pra aula, obrigando os outros a ouvirem né? só pra te lembra disso!!

 
At fevereiro 14, 2006 1:19 AM, Anonymous Anônimo said...

Concordo com o Norton...os jornais talvez sejam mais influenciaveis porque estes são diários e tem um longo processo de "doutrinamento das massas". E concordo também com o q ele falo q protege os políticos de direita. Mas isso é bem claro. Os jornais, revistas e outros meios são apenas empregados dos grupos empresariais. Se reparares, qualquer ameaça à ordem do estado burgues, é considerado um crime pelos jornais e revistas. Pq? Pq quem financia esses jornais é Monsanto ( que é a empresa que patenteia a semente transgênica e está altamente atrelada ao latifúndio ), a GM ( que defende a guerra fiscal e sub-consequentemente o neo-liberalism0 ) e outras neh. Então é mais do que normal que estes veículos sejam de direita e não estejam ligados com a verdade, pois passam uma impressão errada da realidade. Pq? Bom, eles defendem o neo-liberalismo e a concentração de terra. Tah...e dae? Bom, se um dia a ZH publica uma reportagem que o latifundio é um roubo ( oq não é nenhuma inverdade ), ela perde o financiamento da Monsanto e algumas empresas ligadas a esse setor, pq nenhuma empresa financiará alguém que está contra seus interesses. Caso recente: capa da Veja era sempre um cara do PT e tal. Errado? Não...tem q mostrar. Porém a duas semanas já está confirmado que um deputado do PSDB ( que foi candidato a governador em Minas ) tah no esquema do mensalão. Foi capa? Não. O Daniel Dantas, já envolvido em esquemas de corrupção na época do FHC tbm já foi citado várias vezes. Foi capa ou foi mencionado com a devida atenção q merece ( por ser reincidente )? Não. Então não é uma revista q preza pela verdade, mas sim pelo interesse dos empresários.
Em relação à música: bom, já falei que Green Day cresceu nesse último disco. E Matheus, numa sociedade de mercado livre, tudo precisa de mpídia, pq se não está na mídia, não existe. A gravadora do U2 pague talvez a mesma quantia que o do Green Day para aparecer. Claro que U2 tem mais trajetória e mais valor que Green Day, mas no quesito mídia as duyas não têm diferença.
Terceiro: Abraços a todos. :P

 
At fevereiro 14, 2006 2:10 AM, Blogger Matheus Simon Corrêa said...

olha. eu sei que que cada um tem sua opinião política, mas dizer que a imprensa privilegia os políticos de direita é demais, chega a ser paranóico,e sobre a Veja: ela tem sua tendencia é verdade, mas não esqueça que existem revistas que trazem as tendencias da esquerda, como a caros amigos. Achar que o mundo é uma conspiração imperialista neo-liberal é demais. E esse papo de ser contra as multi nacionais é brabo também, se não fosse a GM que tu criticaste Gravataí não estaria se desenvolvendo,gerando milhares de empregos e progresso,a Ford era fundamental para Guaíba, e o excelentissimo PT inventou um monte de impecilhos para a Ford não ficar,muitas exigencias, essa é a política que a esquerda defende? que coisa maravilhosa! E eu não aguento mais esse papo de "burguesia" e "elites", normalmente quem fala em burguesia e elite é burgues? ja repararam?
Um abraço a todos...continuem debatendo que está muito bom!!

 
At fevereiro 14, 2006 2:25 AM, Anonymous Anônimo said...

Theus

não é so a midia q tenta impor uma musica, qtas vezes tu n fez isso, qtas vezes eu n fiz isso?
tu deixa claro que pra ti as bandas novas n valem mto pq aparecem na midia!
bom
U2 tbm aparece! e mais que isso
tu diz q os novos rocks são pops
pq tu acha DIFERENTE do estilo U2, um rock classico, mas tu n entende que um estilo musical vai alem de como a banda se comporta, um estilo vai deste a 1ª nota da guitarra, o ritimo da bateria até a letra da musica e a forma q o cantor expressa!!
se por estar na midia faz com que uma banda vire POP
então
acabou-se o ROCK!

 
At fevereiro 14, 2006 2:34 AM, Anonymous Anônimo said...

O pior é quando você participa de algo que vira notícia, sabe quais foram os fatos e depois compara com a versão divulgada pela imprensa. Eles mudam tudo para deixar as coisas mais dramáticas, divertidas, chocantes ou sensacionais. É ridículo!

 
At fevereiro 14, 2006 2:43 AM, Anonymous Anônimo said...

Matheus...antes de botar o nome de espaço democrático, tens q pensar spbre a palavra democracia. Democracia é uma palavra muito forte. Se para ti democracia é isso, então deixa pra lá. Cabe a mim o direito de ficar calado, pos reparei que quando és criticado ou suas idéias são contrariadas, postas com fulminante desprezo em relação às idéias dos outros, coisa que eu n~~ao fiz em relação Às tuas.
Matheus...vamos lá...nossa sociedade é dividdida por classes. Contesta? Vai na favela e no Mont Serrat. Certo. A Veja defende os interesses de quem mora em condominios na Mont Serrat. NMão compare Caros Amigos com Veja...a Veja é investigativa e a Caros Amigos é de colunas...tem grande diferença. Voltando. Tu jah contestaste outras vezes o uso da palavra burguesia. Matheus...burguesia é a classe quem tem propriedade privada e asslaria. Isso só é possível no capitalismo e neo-liberalismo. Qual é o modelo do Brasil? Capitalista e neo-liberal. Então existe burguesia sim.
Ford: Matheus...eu t pergunto: jah viste o documentário "Roger e Eu"? É sobre um caso parecido com a da Ford. Eu t pergunto agora: vale a pena uma empresa se instalar aqui no Brasil, não pagar imposto e podendo fechar a qualquer momento se aparecer mão-de-obra mais barata? Não vale. Podes duvidar...e agora eu t pergunto de novo: isso não é prática neo-liberal? Abrir o comérico livre a procura de baixos impostos? Sim...é. O mundo no todo é neo-liberal com algumas excessões. E te pergunto...2/3 do mundo vive excluído. É bom o neo-liberalismo?
Matheus...não acho que o mundo é imperialista neo-liberal...tenho certeza. Duivdas? Abra o seu guarda roupu e pegue o seu Nick e vá num Mc´Donalds. Lembrando: A Nick tem uma fábrica de calçados na índia q explora crianças q recebem salários ridiculos ( neo-liberalismo ).
Matheus...o teu último comentário foi direto a mim e percebi isso...não me incomodo nem um pouco com ele se queres saber...se estudares os grandes líders, verás que alguns deles eram burgueses, porém tinham consciência política invenjável.
Matheus...para finalizar...democracia se constrói com respeito, porém um blog que leva esse nome tem q honrar o mesmo. Acredito que em algumas partes foste desrespeitoso, porém eu não guardo ressentimentos. ;D
Abraços a todos

 
At fevereiro 14, 2006 7:14 AM, Blogger Matheus Simon Corrêa said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 
At fevereiro 14, 2006 7:17 AM, Blogger Matheus Simon Corrêa said...

"Matheus...para finalizar...democracia se constrói com respeito, porém um blog que leva esse nome tem q honrar o mesmo. Acredito que em algumas partes foste desrespeitoso, porém eu não guardo ressentimentos."
Cara, o que eu escrevo é a minha opinião,e eu discordo DEMOCRATICAMENTE, se você acha que eu discordar das idéias de você é desrespeitoso e anti-democrático, que que eu posso fazer, você é que está sendo anti-democrático. Aqui a opinão é livre e se eu quiser discordar da sua eu posso ou qualquer um pode, e creio que não fui desrespeitoso. Ser DEMOCRATICO é ter opinião e respeitar a opinião dos outros, mas não significa que eu não possa contra-argumentar,em momento nenhum eu lhe nenhum lhe ofendi. Suas opiniões são ótimas, continue opinando, nem te stressa rapaz,mas aqui é um lugar que criei com idéia de debater assuntos, se não forem aceitas as opiniões contrárias fica difícil, democracia é pode aceitar opinões contrárias e poder discordar dos outros também, eu posso discordar de você e você e você de mim, sem problemas, eu ponho meus argumentos, e você põe os seus, e repetindo: coloquei meus argumentos, e não te disrespeitei, estás vendo chifre em elefante.
Um grande abraço

 

Postar um comentário

<< Home