23 maio 2006

Tecnologia que estressa o mundo

Meios de comunicação, engenharia genética, energia nuclear, informática, industria bélica, aparelhos eletrodomésticos: Todos os dias somos afetados e influenciados diretamente ou indiretamente por algum meio de tecnologia desenvolvido pelo ser humano. Mas o ser humano está utilizando corretamente estes meios tecnológicos? A tecnologia em excesso não seria prejudicial ao ser humano?

A tecnologia excessiva que está sendo desenvolvida a cada dia está complicando todos nós, cada vez mais os meios de comunicação passam informações e mais informações, enchendo a cabeça das pessoas. No caso da indústria funcionários estão sendo substituídos por máquinas, no comércio por computadores, causando um número grande de desempregados, deixando o mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Podemos ainda citar a indústria bélica que gera guerras pelo simples fato de esta indústria ter que gastar e testar suas novas armas, ainda hà a energia nuclear que pode ser utilizada para a construção de potentes armas de destruição em massa.

Automóvel, um invento feito para simplesmente nos locomover e tornar nosso cotidiano mais simples, se tornou um grande problema para a humanidade, pois polui em excesso, se mau utilizado causa grande número de mortes. Conclui-se então que a tecnologia está deixando nosso mundo em um rumo um tanto incerto, pois grande parte da tecnologia desenvolvida está sendo mal utilizado pelo ser humano: Destruição da camada de ozônio, poluição das águas, desmatamentos, toda devastação de nosso planeta é causado pela busca incessante pela descoberta de novas tecnologias.

O desenvolvimento científico criou aparelhos, produtos, novos alimentos. Só um sistema econômico poderia ser implementado em um mundo ditado pela tecnologia e o desenvolvimento tecnológico: O Capitalismo. Este capitalismo torna o mercado de trabalho extremamente disputado, pois indústrias e comércio querem economizar, mandando funcionários para a rua. Este mercado competitivo torna as pessoas individualistas e estressadas, pois cada um quer ser melhor que o próximo. Ou seja: A tecnologia torna nosso mundo cada vez mais exigente e isso estressa o ser humano.