25 abril 2006

Crianças Adultas

A precocidade infantil sempre foi nociva para o desenvolvimento mental e intelectual de um indivíduo. É comprovado que uma criança que adquire comportamento de adulto queima uma etapa de sua vida, vivendo de forma anormal, isoladamente, pois não consegue se aproximar nem das pessoas de sua idade, nem de adultos. E como sempre, a mídia é um dos fatores preponderantes para que ocorra este desequilíbrio: incentiva o consumismo, apresenta cenas de sexo em horário nobre, programas de "novos calouros" (no qual crianças agem como se fossem adultos) e atores mirins precoces em novelas "globais".
Com tudo isto, a mídia forma cada vez mais crianças com problemas psicológicos, os chamados adultos precoces. A criança está com sua mente em formação, se formando intelectualmente, e a mídia se utiliza deste ponto para bombardea-las com informações que estas ainda não possuem capacidade de absorvê-las, estas crianças começam a assistir propagandas de produtos destinados a elas e se tornam consumistas, assistem a cenas de estímulos sexuais e se tornam agressivas, pois não possuem capacidade de compreender o que estão vendo e ainda vêem crianças agindo como adultos em novelas e querem fazer igual.
Para resolver este problema existem duas soluções viáveis: A educação dos pais, que devem coibir as vontades excessivas, como o consumismo exacerbado, saber dizer "não" a certas vontades dos filhos. Os pais devem vestir as crianças como crianças e não como adultos, devem impor horários para assistir televisão e não darem respostas muito complexas às suas perguntas, ou seja: Deixar seus filhos se desenvolverem naturalmente. A outra solução é na educação escolar: Os professores devem tratar as crianças como crianças, com carinho e dedicação, mas saber impor limites também. O principal em todos casos na educação infantil, dos pais aos professores, é saber impor limites, saber a hora de dizer "não" com convicção e sem medo.
A mídia como sabemos, influencia diariamente todos nós de forma negativa, de crianças a adultos. Só que uma pessoa intelectualmente formada tem condições de captar e digerir o que a mídia mostra, e a criança é um alvo fácil neste contexto. Os meios de comunicação não irão mudar sua forma de agir, então a solução é a educação! Pais, professores e educadores devem passar para suas crianças uma imagem oposta do que a mídia mostra, mostrando-as que nem tudo que elas assitem na televisão é o correto e assim deixando-as viverem suas vidas de criança, evitando que estas se transformem em adultos precoces, queimando uma etapa tão boa da vida que é a infância.

2 Comments:

At abril 25, 2006 9:05 PM, Anonymous Anônimo said...

Bem, eu via televisao e posso dizer q nao tive uma etapa cortada, via TVE, bickman, Cruj, desenhos do 12, do 5 e manchete! Nao sao os pais q maleinfluenciam os jovens, nem a tv, mas o proprio jovem! se ele tem capacidade d impor o q ele qr compra, ele jah tem capacidade d dizer nao pro q ele nao qr compra! um unico jovem pod influenciar, o crescimento influi, por razao d competiçao, por ex.! exemplo do nossos pais, tios, primos, ate mesmo irmaos! teu texto tem fundamento, mas nao é somente isso q faz d uma criança um jovem ruim, axa q qm assiste ash cation (pokemon) vai se tornar abusivo sexual?
sao coisas pra pensar, nao criticas destrutivas ;p
abraços amigo

 
At maio 19, 2006 1:11 AM, Anonymous Anônimo said...

Nice idea with this site its better than most of the rubbish I come across.
»

 

Postar um comentário

<< Home